ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Leia a seguinte asserção. Em seguida, marque apenas uma alternativa CORRETA. Brincar é umas das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. Pois,
Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da indiferença e da inutilização de regras e papéis sociais.
Brincar é apenas na educação física, dentro da sala de aula a criança deve ter contato apenas com a lousa.
Brincar não traz aprendizagem significativa para uma criança. A criança aprende apenas pelo livro didático.
Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória e a imaginação.
Nas brincadeiras as crianças não devem desenvolver capacidades de atenção, imitação e memória. Apenas da imaginação.
Kamii (1990) aponta que as brincadeiras infantis, quando bem orientadas, despertam o interesse das crianças, criando situações problemas partindo do dia a dia de cada uma, oportunizando a interação entre elas através de conflitos cognitivos.
A Educação Infantil é uma fase onde a criança deve se divertir e brincar, e mais, constrói os conhecimentos que levarão para sua vida escolar ao longo do ensino fundamental e médio. Assim, as brincadeiras devem sim ocorrer pois se adquiri muito conhecimento de forma lúdica, o qual favorece muito na aprendizagem da criança, pois é através das brincadeiras que a criança desenvolve a sua socialização, memorização, noção de tempo e espaço, raciocínio lógico além dos aspectos afetivos e emocionais.
Sobre as atividades lúdicas na Educação Infantil que proporcionam o desenvolvimento do raciocínio lógico, avalie as afirmações a seguir:
I- Pular corda.
II- Fantoches
III- Pique pega
IV- Pintura
V- Circuitos lúdico
VI- Oficinas
É correto o que se afirma em:
I, II, III, IV, V, VI
I, II. III, IV
I, II, IV, VI
II, IV, V, VI
I, III, IV, V
É fundamental que a noção de inclusão seja compreendida pela criança quando ela está construindo o conceito de número. Isso porque, num primeiro momento, a criança concebe o número independente do número seguinte, mas, depois, percebe que o número (sucessor) só existe por causa do seu antecessor. Pensando assim, ela compreende que uma quantidade maior contém uma menor, logo, a menor está incluída no maior.
Partindo dessa ideia, algumas atividades são essenciais para a formação da estrutura de classificação. Identifique as atividades que estão de acordo com o exposto:
I- Organizar filas.
II- Criar mosaicos com sementes.
III- Classificar animais em vertebrados e invertebrados.
IV- Montar coleções de objetos.
V- Jogos de encaixe e empilhamento.
A alternativa que apresenta a resposta correta é:
Todas estão de acordo.
Apenas IV e V estão de acordo.
Apenas I, III e V estão de acordo.
Apenas I, III, e IV estão de acordo.
Apenas I e II estão de acordo.
A expressão matemática remete-se a ideia de contagem, de quantificação e de formas, exigindo da criança reconhecer com propriedade as características de número e numeral.
PORQUE
A ideia de número é uma aplicação do conhecimento mental complexa e a ideia de numeral é uma aplicação de conhecimento social.
Tanto a primeira quanto a segunda asserção são proposições verdadeiras.
Todas as alternativas estão erradas.
As duas asserções são proposições falsas, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A matemática, enquanto ciência, é considerada universal. Porém, a partir do momento que ela transforma e é transformada por sua aplicabilidade na sociedade, ela passa a ser denominada de Etnomatemática. Essas transformações estão relacionadas a diversos fatores que, de acordo com a cultura, com as particularidades da região, com o momento atual, dentre outros, influenciam a construção dos conceitos matemáticos e sua aplicação no cotidiano.
Sabendo que a Etnomatemática pode ser traduzida como sendo a matemática do povo, assinale a alternativa que retrata os fatores que a influenciam:
pesquisas na internet e games.
textos científicos, pesquisas bibliográficas.
artesanatos, brincadeiras, jogos, modo particular de pensar.
conhecimento científicos e estudos.
danças folclóricas e brinquedos diversificados.
De acordo com Piaget (1978), o conhecimento lógico-matemático, é uma construção que resulta da ação mental da criança sobre o mundo, construído a partir de relações que a criança elabora na sua atividade de pensar o mundo e também das ações sobre os objetos. Por isso, ela não pode ser ensinada por repetição ou verbalização.
Diante do texto acima, compreende-se que:
I.O professor deveria criar situações que levem o discente a encontrar a solução correta, de acordo com seu nível de desenvolvimento.
II.O professor deveria criar situações que levem o discente a encontrar a solução através da mecanização constante.
III. Os jogos e brincadeiras aplicadas de modo correto, respeitando a idade e série, traz benefícios na aprendizagem da criança.
É correto o que se afirmar em:
I e II apenas.
I apenas.
II apenas.
I e III apenas.
Ao brincar, o aluno apropria-se de um instrumento de aprendizagem e desenvolve aspectos: emocional, afetivo e cognitivo. Para Piaget (1994), o jogo assume a característica de promotor na aprendizagem da criança.
PORQUE
Os jogos não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas o meio que enriquece o desenvolvimento intelectual.
De acordo com as asserções acima, marque a seguir uma única alternativa correta.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas são proposições verdadeiras, porém Piaget discorda do jogo na aprendizagem da criança.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções falsas.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
Segundo Piaget (1994), o jogo assume a característica de promotor da aprendizagem da criança. Ao ser colocada diante de situações de brincadeira, a criança compreende a estrutura lógica do jogo, e, consequentemente, a estrutura matemática presente neles.
Marque a única alternativa que certifica a teoria deste filósofo.
Dentro da concepção construtivista, Piaget afirma que os jogos não estão contribuindo com as atividades propostas pelo professor.
O docente ao propor brincadeiras e jogos, dentro do ambiente escolar, não estão proporcionado metodologia eficaz na aprendizagem dos alunos.
As brincadeiras e jogos pedagógicos trazem impossibilidades de integração, cooperação e competição, no pensamento do docente e discente.
O docente é imprescindível no processo de ensino-aprendizagem. O mesmo precisa estar atento, buscando sempre potencializar o ensino na sala de aula.
O uso dos jogos como estratégia no ensino-aprendizagem permite que os alunos tenham situações desafiadoras para resolver problemas e permite, ainda, trabalhar para elaborar estratégias de resolução. Esta afirmativa deixa claro, a diversidade de comportamento das crianças para construir meios para a vitória, como também as reações diante da derrota. Pois, toda derrota no jogo gera revolta. Nesta situação, o professor deve:
Intervir pacientemente, ajudando o aluno derrotado a superar o sentimento de frustração.
Não ensinar o aluno a construir estratégias para os próximos jogos.
Dizer a seguinte frase: perder faz parte da vida.
Intervir bravamente, dizendo ao aluno que ele não participara dos próximos jogos.
Dizer ao aluno, que em todos os jogos ele deve ganhar.
Acredita-se que o educando possa ter sua capacidade estimulada ou tolhida. Isso, depende de o educador transmitir a seus alunos confiança para que eles se expressem verdadeiramente e que as atividades aplicadas sejam de acordo com a idade e a maturidade deles. Esta concepção propicia ao educador:
Marque apenas uma alternativa CORRETA.
Uma prática com recursos variados: dos mais simples aos mais elaborados.
Utilizar a prática apenas do livro didático e lousa. Assim, as crianças terão uma aprendizagem significativa.
Aplicar o desenvolvimento da capacidade de raciocinar , não compreendendo o conhecimento.
Recursos estes que não levam a criança a resolver situações problemas.
Recursos diversificados: utilizando a complexidade de recursos nos anos finais do Ensino Fundamental.
Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da indiferença e da inutilização de regras e papéis sociais.
Brincar é apenas na educação física, dentro da sala de aula a criança deve ter contato apenas com a lousa.
Brincar não traz aprendizagem significativa para uma criança. A criança aprende apenas pelo livro didático.
Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória e a imaginação.
Nas brincadeiras as crianças não devem desenvolver capacidades de atenção, imitação e memória. Apenas da imaginação.
Kamii (1990) aponta que as brincadeiras infantis, quando bem orientadas, despertam o interesse das crianças, criando situações problemas partindo do dia a dia de cada uma, oportunizando a interação entre elas através de conflitos cognitivos.
A Educação Infantil é uma fase onde a criança deve se divertir e brincar, e mais, constrói os conhecimentos que levarão para sua vida escolar ao longo do ensino fundamental e médio. Assim, as brincadeiras devem sim ocorrer pois se adquiri muito conhecimento de forma lúdica, o qual favorece muito na aprendizagem da criança, pois é através das brincadeiras que a criança desenvolve a sua socialização, memorização, noção de tempo e espaço, raciocínio lógico além dos aspectos afetivos e emocionais.
Sobre as atividades lúdicas na Educação Infantil que proporcionam o desenvolvimento do raciocínio lógico, avalie as afirmações a seguir:
I- Pular corda.
II- Fantoches
III- Pique pega
IV- Pintura
V- Circuitos lúdico
VI- Oficinas
É correto o que se afirma em:
I, II, III, IV, V, VI
I, II. III, IV
I, II, IV, VI
II, IV, V, VI
I, III, IV, V
É fundamental que a noção de inclusão seja compreendida pela criança quando ela está construindo o conceito de número. Isso porque, num primeiro momento, a criança concebe o número independente do número seguinte, mas, depois, percebe que o número (sucessor) só existe por causa do seu antecessor. Pensando assim, ela compreende que uma quantidade maior contém uma menor, logo, a menor está incluída no maior.
Partindo dessa ideia, algumas atividades são essenciais para a formação da estrutura de classificação. Identifique as atividades que estão de acordo com o exposto:
I- Organizar filas.
II- Criar mosaicos com sementes.
III- Classificar animais em vertebrados e invertebrados.
IV- Montar coleções de objetos.
V- Jogos de encaixe e empilhamento.
A alternativa que apresenta a resposta correta é:
Todas estão de acordo.
Apenas IV e V estão de acordo.
Apenas I, III e V estão de acordo.
Apenas I, III, e IV estão de acordo.
Apenas I e II estão de acordo.
A expressão matemática remete-se a ideia de contagem, de quantificação e de formas, exigindo da criança reconhecer com propriedade as características de número e numeral.
PORQUE
A ideia de número é uma aplicação do conhecimento mental complexa e a ideia de numeral é uma aplicação de conhecimento social.
Tanto a primeira quanto a segunda asserção são proposições verdadeiras.
Todas as alternativas estão erradas.
As duas asserções são proposições falsas, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A matemática, enquanto ciência, é considerada universal. Porém, a partir do momento que ela transforma e é transformada por sua aplicabilidade na sociedade, ela passa a ser denominada de Etnomatemática. Essas transformações estão relacionadas a diversos fatores que, de acordo com a cultura, com as particularidades da região, com o momento atual, dentre outros, influenciam a construção dos conceitos matemáticos e sua aplicação no cotidiano.
Sabendo que a Etnomatemática pode ser traduzida como sendo a matemática do povo, assinale a alternativa que retrata os fatores que a influenciam:
pesquisas na internet e games.
textos científicos, pesquisas bibliográficas.
artesanatos, brincadeiras, jogos, modo particular de pensar.
conhecimento científicos e estudos.
danças folclóricas e brinquedos diversificados.
De acordo com Piaget (1978), o conhecimento lógico-matemático, é uma construção que resulta da ação mental da criança sobre o mundo, construído a partir de relações que a criança elabora na sua atividade de pensar o mundo e também das ações sobre os objetos. Por isso, ela não pode ser ensinada por repetição ou verbalização.
Diante do texto acima, compreende-se que:
I.O professor deveria criar situações que levem o discente a encontrar a solução correta, de acordo com seu nível de desenvolvimento.
II.O professor deveria criar situações que levem o discente a encontrar a solução através da mecanização constante.
III. Os jogos e brincadeiras aplicadas de modo correto, respeitando a idade e série, traz benefícios na aprendizagem da criança.
É correto o que se afirmar em:
I e II apenas.
I apenas.
II apenas.
I e III apenas.
Ao brincar, o aluno apropria-se de um instrumento de aprendizagem e desenvolve aspectos: emocional, afetivo e cognitivo. Para Piaget (1994), o jogo assume a característica de promotor na aprendizagem da criança.
PORQUE
Os jogos não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas o meio que enriquece o desenvolvimento intelectual.
De acordo com as asserções acima, marque a seguir uma única alternativa correta.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas são proposições verdadeiras, porém Piaget discorda do jogo na aprendizagem da criança.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções falsas.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
Segundo Piaget (1994), o jogo assume a característica de promotor da aprendizagem da criança. Ao ser colocada diante de situações de brincadeira, a criança compreende a estrutura lógica do jogo, e, consequentemente, a estrutura matemática presente neles.
Marque a única alternativa que certifica a teoria deste filósofo.
Dentro da concepção construtivista, Piaget afirma que os jogos não estão contribuindo com as atividades propostas pelo professor.
O docente ao propor brincadeiras e jogos, dentro do ambiente escolar, não estão proporcionado metodologia eficaz na aprendizagem dos alunos.
As brincadeiras e jogos pedagógicos trazem impossibilidades de integração, cooperação e competição, no pensamento do docente e discente.
O docente é imprescindível no processo de ensino-aprendizagem. O mesmo precisa estar atento, buscando sempre potencializar o ensino na sala de aula.
O uso dos jogos como estratégia no ensino-aprendizagem permite que os alunos tenham situações desafiadoras para resolver problemas e permite, ainda, trabalhar para elaborar estratégias de resolução. Esta afirmativa deixa claro, a diversidade de comportamento das crianças para construir meios para a vitória, como também as reações diante da derrota. Pois, toda derrota no jogo gera revolta. Nesta situação, o professor deve:
Intervir pacientemente, ajudando o aluno derrotado a superar o sentimento de frustração.
Não ensinar o aluno a construir estratégias para os próximos jogos.
Dizer a seguinte frase: perder faz parte da vida.
Intervir bravamente, dizendo ao aluno que ele não participara dos próximos jogos.
Dizer ao aluno, que em todos os jogos ele deve ganhar.
Acredita-se que o educando possa ter sua capacidade estimulada ou tolhida. Isso, depende de o educador transmitir a seus alunos confiança para que eles se expressem verdadeiramente e que as atividades aplicadas sejam de acordo com a idade e a maturidade deles. Esta concepção propicia ao educador:
Marque apenas uma alternativa CORRETA.
Uma prática com recursos variados: dos mais simples aos mais elaborados.
Utilizar a prática apenas do livro didático e lousa. Assim, as crianças terão uma aprendizagem significativa.
Aplicar o desenvolvimento da capacidade de raciocinar , não compreendendo o conhecimento.
Recursos estes que não levam a criança a resolver situações problemas.
Recursos diversificados: utilizando a complexidade de recursos nos anos finais do Ensino Fundamental.
I, II, III, IV, V, VI
I, II. III, IV
I, II, IV, VI
II, IV, V, VI
I, III, IV, V
É fundamental que a noção de inclusão seja compreendida pela criança quando ela está construindo o conceito de número. Isso porque, num primeiro momento, a criança concebe o número independente do número seguinte, mas, depois, percebe que o número (sucessor) só existe por causa do seu antecessor. Pensando assim, ela compreende que uma quantidade maior contém uma menor, logo, a menor está incluída no maior.
Partindo dessa ideia, algumas atividades são essenciais para a formação da estrutura de classificação. Identifique as atividades que estão de acordo com o exposto:
I- Organizar filas.
II- Criar mosaicos com sementes.
III- Classificar animais em vertebrados e invertebrados.
IV- Montar coleções de objetos.
V- Jogos de encaixe e empilhamento.
A alternativa que apresenta a resposta correta é:
Todas estão de acordo.
Apenas IV e V estão de acordo.
Apenas I, III e V estão de acordo.
Apenas I, III, e IV estão de acordo.
Apenas I e II estão de acordo.
A expressão matemática remete-se a ideia de contagem, de quantificação e de formas, exigindo da criança reconhecer com propriedade as características de número e numeral.
PORQUE
A ideia de número é uma aplicação do conhecimento mental complexa e a ideia de numeral é uma aplicação de conhecimento social.
Tanto a primeira quanto a segunda asserção são proposições verdadeiras.
Todas as alternativas estão erradas.
As duas asserções são proposições falsas, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A matemática, enquanto ciência, é considerada universal. Porém, a partir do momento que ela transforma e é transformada por sua aplicabilidade na sociedade, ela passa a ser denominada de Etnomatemática. Essas transformações estão relacionadas a diversos fatores que, de acordo com a cultura, com as particularidades da região, com o momento atual, dentre outros, influenciam a construção dos conceitos matemáticos e sua aplicação no cotidiano.
Sabendo que a Etnomatemática pode ser traduzida como sendo a matemática do povo, assinale a alternativa que retrata os fatores que a influenciam:
pesquisas na internet e games.
textos científicos, pesquisas bibliográficas.
artesanatos, brincadeiras, jogos, modo particular de pensar.
conhecimento científicos e estudos.
danças folclóricas e brinquedos diversificados.
De acordo com Piaget (1978), o conhecimento lógico-matemático, é uma construção que resulta da ação mental da criança sobre o mundo, construído a partir de relações que a criança elabora na sua atividade de pensar o mundo e também das ações sobre os objetos. Por isso, ela não pode ser ensinada por repetição ou verbalização.
Diante do texto acima, compreende-se que:
I.O professor deveria criar situações que levem o discente a encontrar a solução correta, de acordo com seu nível de desenvolvimento.
II.O professor deveria criar situações que levem o discente a encontrar a solução através da mecanização constante.
III. Os jogos e brincadeiras aplicadas de modo correto, respeitando a idade e série, traz benefícios na aprendizagem da criança.
É correto o que se afirmar em:
I e II apenas.
I apenas.
II apenas.
I e III apenas.
Ao brincar, o aluno apropria-se de um instrumento de aprendizagem e desenvolve aspectos: emocional, afetivo e cognitivo. Para Piaget (1994), o jogo assume a característica de promotor na aprendizagem da criança.
PORQUE
Os jogos não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas o meio que enriquece o desenvolvimento intelectual.
De acordo com as asserções acima, marque a seguir uma única alternativa correta.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas são proposições verdadeiras, porém Piaget discorda do jogo na aprendizagem da criança.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções falsas.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
Segundo Piaget (1994), o jogo assume a característica de promotor da aprendizagem da criança. Ao ser colocada diante de situações de brincadeira, a criança compreende a estrutura lógica do jogo, e, consequentemente, a estrutura matemática presente neles.
Marque a única alternativa que certifica a teoria deste filósofo.
Dentro da concepção construtivista, Piaget afirma que os jogos não estão contribuindo com as atividades propostas pelo professor.
O docente ao propor brincadeiras e jogos, dentro do ambiente escolar, não estão proporcionado metodologia eficaz na aprendizagem dos alunos.
As brincadeiras e jogos pedagógicos trazem impossibilidades de integração, cooperação e competição, no pensamento do docente e discente.
O docente é imprescindível no processo de ensino-aprendizagem. O mesmo precisa estar atento, buscando sempre potencializar o ensino na sala de aula.
O uso dos jogos como estratégia no ensino-aprendizagem permite que os alunos tenham situações desafiadoras para resolver problemas e permite, ainda, trabalhar para elaborar estratégias de resolução. Esta afirmativa deixa claro, a diversidade de comportamento das crianças para construir meios para a vitória, como também as reações diante da derrota. Pois, toda derrota no jogo gera revolta. Nesta situação, o professor deve:
Intervir pacientemente, ajudando o aluno derrotado a superar o sentimento de frustração.
Não ensinar o aluno a construir estratégias para os próximos jogos.
Dizer a seguinte frase: perder faz parte da vida.
Intervir bravamente, dizendo ao aluno que ele não participara dos próximos jogos.
Dizer ao aluno, que em todos os jogos ele deve ganhar.
Acredita-se que o educando possa ter sua capacidade estimulada ou tolhida. Isso, depende de o educador transmitir a seus alunos confiança para que eles se expressem verdadeiramente e que as atividades aplicadas sejam de acordo com a idade e a maturidade deles. Esta concepção propicia ao educador:
Marque apenas uma alternativa CORRETA.
Uma prática com recursos variados: dos mais simples aos mais elaborados.
Utilizar a prática apenas do livro didático e lousa. Assim, as crianças terão uma aprendizagem significativa.
Aplicar o desenvolvimento da capacidade de raciocinar , não compreendendo o conhecimento.
Recursos estes que não levam a criança a resolver situações problemas.
Recursos diversificados: utilizando a complexidade de recursos nos anos finais do Ensino Fundamental.
Todas estão de acordo.
Apenas IV e V estão de acordo.
Apenas I, III e V estão de acordo.
Apenas I, III, e IV estão de acordo.
Apenas I e II estão de acordo.
A expressão matemática remete-se a ideia de contagem, de quantificação e de formas, exigindo da criança reconhecer com propriedade as características de número e numeral.
PORQUE
A ideia de número é uma aplicação do conhecimento mental complexa e a ideia de numeral é uma aplicação de conhecimento social.
Tanto a primeira quanto a segunda asserção são proposições verdadeiras.
Todas as alternativas estão erradas.
As duas asserções são proposições falsas, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A matemática, enquanto ciência, é considerada universal. Porém, a partir do momento que ela transforma e é transformada por sua aplicabilidade na sociedade, ela passa a ser denominada de Etnomatemática. Essas transformações estão relacionadas a diversos fatores que, de acordo com a cultura, com as particularidades da região, com o momento atual, dentre outros, influenciam a construção dos conceitos matemáticos e sua aplicação no cotidiano.
Sabendo que a Etnomatemática pode ser traduzida como sendo a matemática do povo, assinale a alternativa que retrata os fatores que a influenciam:
pesquisas na internet e games.
textos científicos, pesquisas bibliográficas.
artesanatos, brincadeiras, jogos, modo particular de pensar.
conhecimento científicos e estudos.
danças folclóricas e brinquedos diversificados.
De acordo com Piaget (1978), o conhecimento lógico-matemático, é uma construção que resulta da ação mental da criança sobre o mundo, construído a partir de relações que a criança elabora na sua atividade de pensar o mundo e também das ações sobre os objetos. Por isso, ela não pode ser ensinada por repetição ou verbalização.
Diante do texto acima, compreende-se que:
I.O professor deveria criar situações que levem o discente a encontrar a solução correta, de acordo com seu nível de desenvolvimento.
II.O professor deveria criar situações que levem o discente a encontrar a solução através da mecanização constante.
III. Os jogos e brincadeiras aplicadas de modo correto, respeitando a idade e série, traz benefícios na aprendizagem da criança.
É correto o que se afirmar em:
I e II apenas.
I apenas.
II apenas.
I e III apenas.
Ao brincar, o aluno apropria-se de um instrumento de aprendizagem e desenvolve aspectos: emocional, afetivo e cognitivo. Para Piaget (1994), o jogo assume a característica de promotor na aprendizagem da criança.
PORQUE
Os jogos não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas o meio que enriquece o desenvolvimento intelectual.
De acordo com as asserções acima, marque a seguir uma única alternativa correta.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas são proposições verdadeiras, porém Piaget discorda do jogo na aprendizagem da criança.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções falsas.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
Segundo Piaget (1994), o jogo assume a característica de promotor da aprendizagem da criança. Ao ser colocada diante de situações de brincadeira, a criança compreende a estrutura lógica do jogo, e, consequentemente, a estrutura matemática presente neles.
Marque a única alternativa que certifica a teoria deste filósofo.
Dentro da concepção construtivista, Piaget afirma que os jogos não estão contribuindo com as atividades propostas pelo professor.
O docente ao propor brincadeiras e jogos, dentro do ambiente escolar, não estão proporcionado metodologia eficaz na aprendizagem dos alunos.
As brincadeiras e jogos pedagógicos trazem impossibilidades de integração, cooperação e competição, no pensamento do docente e discente.
O docente é imprescindível no processo de ensino-aprendizagem. O mesmo precisa estar atento, buscando sempre potencializar o ensino na sala de aula.
O uso dos jogos como estratégia no ensino-aprendizagem permite que os alunos tenham situações desafiadoras para resolver problemas e permite, ainda, trabalhar para elaborar estratégias de resolução. Esta afirmativa deixa claro, a diversidade de comportamento das crianças para construir meios para a vitória, como também as reações diante da derrota. Pois, toda derrota no jogo gera revolta. Nesta situação, o professor deve:
Intervir pacientemente, ajudando o aluno derrotado a superar o sentimento de frustração.
Não ensinar o aluno a construir estratégias para os próximos jogos.
Dizer a seguinte frase: perder faz parte da vida.
Intervir bravamente, dizendo ao aluno que ele não participara dos próximos jogos.
Dizer ao aluno, que em todos os jogos ele deve ganhar.
Acredita-se que o educando possa ter sua capacidade estimulada ou tolhida. Isso, depende de o educador transmitir a seus alunos confiança para que eles se expressem verdadeiramente e que as atividades aplicadas sejam de acordo com a idade e a maturidade deles. Esta concepção propicia ao educador:
Marque apenas uma alternativa CORRETA.
Uma prática com recursos variados: dos mais simples aos mais elaborados.
Utilizar a prática apenas do livro didático e lousa. Assim, as crianças terão uma aprendizagem significativa.
Aplicar o desenvolvimento da capacidade de raciocinar , não compreendendo o conhecimento.
Recursos estes que não levam a criança a resolver situações problemas.
Recursos diversificados: utilizando a complexidade de recursos nos anos finais do Ensino Fundamental.
Tanto a primeira quanto a segunda asserção são proposições verdadeiras.
Todas as alternativas estão erradas.
As duas asserções são proposições falsas, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A matemática, enquanto ciência, é considerada universal. Porém, a partir do momento que ela transforma e é transformada por sua aplicabilidade na sociedade, ela passa a ser denominada de Etnomatemática. Essas transformações estão relacionadas a diversos fatores que, de acordo com a cultura, com as particularidades da região, com o momento atual, dentre outros, influenciam a construção dos conceitos matemáticos e sua aplicação no cotidiano.
Sabendo que a Etnomatemática pode ser traduzida como sendo a matemática do povo, assinale a alternativa que retrata os fatores que a influenciam:
pesquisas na internet e games.
textos científicos, pesquisas bibliográficas.
artesanatos, brincadeiras, jogos, modo particular de pensar.
conhecimento científicos e estudos.
danças folclóricas e brinquedos diversificados.
De acordo com Piaget (1978), o conhecimento lógico-matemático, é uma construção que resulta da ação mental da criança sobre o mundo, construído a partir de relações que a criança elabora na sua atividade de pensar o mundo e também das ações sobre os objetos. Por isso, ela não pode ser ensinada por repetição ou verbalização.
Diante do texto acima, compreende-se que:
I.O professor deveria criar situações que levem o discente a encontrar a solução correta, de acordo com seu nível de desenvolvimento.
II.O professor deveria criar situações que levem o discente a encontrar a solução através da mecanização constante.
III. Os jogos e brincadeiras aplicadas de modo correto, respeitando a idade e série, traz benefícios na aprendizagem da criança.
É correto o que se afirmar em:
I e II apenas.
I apenas.
II apenas.
I e III apenas.
Ao brincar, o aluno apropria-se de um instrumento de aprendizagem e desenvolve aspectos: emocional, afetivo e cognitivo. Para Piaget (1994), o jogo assume a característica de promotor na aprendizagem da criança.
PORQUE
Os jogos não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas o meio que enriquece o desenvolvimento intelectual.
De acordo com as asserções acima, marque a seguir uma única alternativa correta.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas são proposições verdadeiras, porém Piaget discorda do jogo na aprendizagem da criança.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções falsas.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
Segundo Piaget (1994), o jogo assume a característica de promotor da aprendizagem da criança. Ao ser colocada diante de situações de brincadeira, a criança compreende a estrutura lógica do jogo, e, consequentemente, a estrutura matemática presente neles.
Marque a única alternativa que certifica a teoria deste filósofo.
Dentro da concepção construtivista, Piaget afirma que os jogos não estão contribuindo com as atividades propostas pelo professor.
O docente ao propor brincadeiras e jogos, dentro do ambiente escolar, não estão proporcionado metodologia eficaz na aprendizagem dos alunos.
As brincadeiras e jogos pedagógicos trazem impossibilidades de integração, cooperação e competição, no pensamento do docente e discente.
O docente é imprescindível no processo de ensino-aprendizagem. O mesmo precisa estar atento, buscando sempre potencializar o ensino na sala de aula.
O uso dos jogos como estratégia no ensino-aprendizagem permite que os alunos tenham situações desafiadoras para resolver problemas e permite, ainda, trabalhar para elaborar estratégias de resolução. Esta afirmativa deixa claro, a diversidade de comportamento das crianças para construir meios para a vitória, como também as reações diante da derrota. Pois, toda derrota no jogo gera revolta. Nesta situação, o professor deve:
Intervir pacientemente, ajudando o aluno derrotado a superar o sentimento de frustração.
Não ensinar o aluno a construir estratégias para os próximos jogos.
Dizer a seguinte frase: perder faz parte da vida.
Intervir bravamente, dizendo ao aluno que ele não participara dos próximos jogos.
Dizer ao aluno, que em todos os jogos ele deve ganhar.
Acredita-se que o educando possa ter sua capacidade estimulada ou tolhida. Isso, depende de o educador transmitir a seus alunos confiança para que eles se expressem verdadeiramente e que as atividades aplicadas sejam de acordo com a idade e a maturidade deles. Esta concepção propicia ao educador:
Marque apenas uma alternativa CORRETA.
Uma prática com recursos variados: dos mais simples aos mais elaborados.
Utilizar a prática apenas do livro didático e lousa. Assim, as crianças terão uma aprendizagem significativa.
Aplicar o desenvolvimento da capacidade de raciocinar , não compreendendo o conhecimento.
Recursos estes que não levam a criança a resolver situações problemas.
Recursos diversificados: utilizando a complexidade de recursos nos anos finais do Ensino Fundamental.
pesquisas na internet e games.
textos científicos, pesquisas bibliográficas.
artesanatos, brincadeiras, jogos, modo particular de pensar.
conhecimento científicos e estudos.
danças folclóricas e brinquedos diversificados.
De acordo com Piaget (1978), o conhecimento lógico-matemático, é uma construção que resulta da ação mental da criança sobre o mundo, construído a partir de relações que a criança elabora na sua atividade de pensar o mundo e também das ações sobre os objetos. Por isso, ela não pode ser ensinada por repetição ou verbalização.
Diante do texto acima, compreende-se que:
I.O professor deveria criar situações que levem o discente a encontrar a solução correta, de acordo com seu nível de desenvolvimento.
II.O professor deveria criar situações que levem o discente a encontrar a solução através da mecanização constante.
III. Os jogos e brincadeiras aplicadas de modo correto, respeitando a idade e série, traz benefícios na aprendizagem da criança.
É correto o que se afirmar em:
I e II apenas.
I apenas.
II apenas.
I e III apenas.
Ao brincar, o aluno apropria-se de um instrumento de aprendizagem e desenvolve aspectos: emocional, afetivo e cognitivo. Para Piaget (1994), o jogo assume a característica de promotor na aprendizagem da criança.
PORQUE
Os jogos não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas o meio que enriquece o desenvolvimento intelectual.
De acordo com as asserções acima, marque a seguir uma única alternativa correta.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas são proposições verdadeiras, porém Piaget discorda do jogo na aprendizagem da criança.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções falsas.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
Segundo Piaget (1994), o jogo assume a característica de promotor da aprendizagem da criança. Ao ser colocada diante de situações de brincadeira, a criança compreende a estrutura lógica do jogo, e, consequentemente, a estrutura matemática presente neles.
Marque a única alternativa que certifica a teoria deste filósofo.
Dentro da concepção construtivista, Piaget afirma que os jogos não estão contribuindo com as atividades propostas pelo professor.
O docente ao propor brincadeiras e jogos, dentro do ambiente escolar, não estão proporcionado metodologia eficaz na aprendizagem dos alunos.
As brincadeiras e jogos pedagógicos trazem impossibilidades de integração, cooperação e competição, no pensamento do docente e discente.
O docente é imprescindível no processo de ensino-aprendizagem. O mesmo precisa estar atento, buscando sempre potencializar o ensino na sala de aula.
O uso dos jogos como estratégia no ensino-aprendizagem permite que os alunos tenham situações desafiadoras para resolver problemas e permite, ainda, trabalhar para elaborar estratégias de resolução. Esta afirmativa deixa claro, a diversidade de comportamento das crianças para construir meios para a vitória, como também as reações diante da derrota. Pois, toda derrota no jogo gera revolta. Nesta situação, o professor deve:
Intervir pacientemente, ajudando o aluno derrotado a superar o sentimento de frustração.
Não ensinar o aluno a construir estratégias para os próximos jogos.
Dizer a seguinte frase: perder faz parte da vida.
Intervir bravamente, dizendo ao aluno que ele não participara dos próximos jogos.
Dizer ao aluno, que em todos os jogos ele deve ganhar.
Acredita-se que o educando possa ter sua capacidade estimulada ou tolhida. Isso, depende de o educador transmitir a seus alunos confiança para que eles se expressem verdadeiramente e que as atividades aplicadas sejam de acordo com a idade e a maturidade deles. Esta concepção propicia ao educador:
Marque apenas uma alternativa CORRETA.
Uma prática com recursos variados: dos mais simples aos mais elaborados.
Utilizar a prática apenas do livro didático e lousa. Assim, as crianças terão uma aprendizagem significativa.
Aplicar o desenvolvimento da capacidade de raciocinar , não compreendendo o conhecimento.
Recursos estes que não levam a criança a resolver situações problemas.
Recursos diversificados: utilizando a complexidade de recursos nos anos finais do Ensino Fundamental.
I e II apenas.
I apenas.
II apenas.
I e III apenas.
Ao brincar, o aluno apropria-se de um instrumento de aprendizagem e desenvolve aspectos: emocional, afetivo e cognitivo. Para Piaget (1994), o jogo assume a característica de promotor na aprendizagem da criança.
PORQUE
Os jogos não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas o meio que enriquece o desenvolvimento intelectual.
De acordo com as asserções acima, marque a seguir uma única alternativa correta.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas são proposições verdadeiras, porém Piaget discorda do jogo na aprendizagem da criança.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções falsas.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
Segundo Piaget (1994), o jogo assume a característica de promotor da aprendizagem da criança. Ao ser colocada diante de situações de brincadeira, a criança compreende a estrutura lógica do jogo, e, consequentemente, a estrutura matemática presente neles.
Marque a única alternativa que certifica a teoria deste filósofo.
Dentro da concepção construtivista, Piaget afirma que os jogos não estão contribuindo com as atividades propostas pelo professor.
O docente ao propor brincadeiras e jogos, dentro do ambiente escolar, não estão proporcionado metodologia eficaz na aprendizagem dos alunos.
As brincadeiras e jogos pedagógicos trazem impossibilidades de integração, cooperação e competição, no pensamento do docente e discente.
O docente é imprescindível no processo de ensino-aprendizagem. O mesmo precisa estar atento, buscando sempre potencializar o ensino na sala de aula.
O uso dos jogos como estratégia no ensino-aprendizagem permite que os alunos tenham situações desafiadoras para resolver problemas e permite, ainda, trabalhar para elaborar estratégias de resolução. Esta afirmativa deixa claro, a diversidade de comportamento das crianças para construir meios para a vitória, como também as reações diante da derrota. Pois, toda derrota no jogo gera revolta. Nesta situação, o professor deve:
Intervir pacientemente, ajudando o aluno derrotado a superar o sentimento de frustração.
Não ensinar o aluno a construir estratégias para os próximos jogos.
Dizer a seguinte frase: perder faz parte da vida.
Intervir bravamente, dizendo ao aluno que ele não participara dos próximos jogos.
Dizer ao aluno, que em todos os jogos ele deve ganhar.
Acredita-se que o educando possa ter sua capacidade estimulada ou tolhida. Isso, depende de o educador transmitir a seus alunos confiança para que eles se expressem verdadeiramente e que as atividades aplicadas sejam de acordo com a idade e a maturidade deles. Esta concepção propicia ao educador:
Marque apenas uma alternativa CORRETA.
Uma prática com recursos variados: dos mais simples aos mais elaborados.
Utilizar a prática apenas do livro didático e lousa. Assim, as crianças terão uma aprendizagem significativa.
Aplicar o desenvolvimento da capacidade de raciocinar , não compreendendo o conhecimento.
Recursos estes que não levam a criança a resolver situações problemas.
Recursos diversificados: utilizando a complexidade de recursos nos anos finais do Ensino Fundamental.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas são proposições verdadeiras, porém Piaget discorda do jogo na aprendizagem da criança.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções falsas.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
Segundo Piaget (1994), o jogo assume a característica de promotor da aprendizagem da criança. Ao ser colocada diante de situações de brincadeira, a criança compreende a estrutura lógica do jogo, e, consequentemente, a estrutura matemática presente neles.
Marque a única alternativa que certifica a teoria deste filósofo.
Dentro da concepção construtivista, Piaget afirma que os jogos não estão contribuindo com as atividades propostas pelo professor.
O docente ao propor brincadeiras e jogos, dentro do ambiente escolar, não estão proporcionado metodologia eficaz na aprendizagem dos alunos.
As brincadeiras e jogos pedagógicos trazem impossibilidades de integração, cooperação e competição, no pensamento do docente e discente.
O docente é imprescindível no processo de ensino-aprendizagem. O mesmo precisa estar atento, buscando sempre potencializar o ensino na sala de aula.
O uso dos jogos como estratégia no ensino-aprendizagem permite que os alunos tenham situações desafiadoras para resolver problemas e permite, ainda, trabalhar para elaborar estratégias de resolução. Esta afirmativa deixa claro, a diversidade de comportamento das crianças para construir meios para a vitória, como também as reações diante da derrota. Pois, toda derrota no jogo gera revolta. Nesta situação, o professor deve:
Intervir pacientemente, ajudando o aluno derrotado a superar o sentimento de frustração.
Não ensinar o aluno a construir estratégias para os próximos jogos.
Dizer a seguinte frase: perder faz parte da vida.
Intervir bravamente, dizendo ao aluno que ele não participara dos próximos jogos.
Dizer ao aluno, que em todos os jogos ele deve ganhar.
Acredita-se que o educando possa ter sua capacidade estimulada ou tolhida. Isso, depende de o educador transmitir a seus alunos confiança para que eles se expressem verdadeiramente e que as atividades aplicadas sejam de acordo com a idade e a maturidade deles. Esta concepção propicia ao educador:
Marque apenas uma alternativa CORRETA.
Uma prática com recursos variados: dos mais simples aos mais elaborados.
Utilizar a prática apenas do livro didático e lousa. Assim, as crianças terão uma aprendizagem significativa.
Aplicar o desenvolvimento da capacidade de raciocinar , não compreendendo o conhecimento.
Recursos estes que não levam a criança a resolver situações problemas.
Recursos diversificados: utilizando a complexidade de recursos nos anos finais do Ensino Fundamental.
Dentro da concepção construtivista, Piaget afirma que os jogos não estão contribuindo com as atividades propostas pelo professor.
O docente ao propor brincadeiras e jogos, dentro do ambiente escolar, não estão proporcionado metodologia eficaz na aprendizagem dos alunos.
As brincadeiras e jogos pedagógicos trazem impossibilidades de integração, cooperação e competição, no pensamento do docente e discente.
O docente é imprescindível no processo de ensino-aprendizagem. O mesmo precisa estar atento, buscando sempre potencializar o ensino na sala de aula.
O uso dos jogos como estratégia no ensino-aprendizagem permite que os alunos tenham situações desafiadoras para resolver problemas e permite, ainda, trabalhar para elaborar estratégias de resolução. Esta afirmativa deixa claro, a diversidade de comportamento das crianças para construir meios para a vitória, como também as reações diante da derrota. Pois, toda derrota no jogo gera revolta. Nesta situação, o professor deve:
Intervir pacientemente, ajudando o aluno derrotado a superar o sentimento de frustração.
Não ensinar o aluno a construir estratégias para os próximos jogos.
Dizer a seguinte frase: perder faz parte da vida.
Intervir bravamente, dizendo ao aluno que ele não participara dos próximos jogos.
Dizer ao aluno, que em todos os jogos ele deve ganhar.
Acredita-se que o educando possa ter sua capacidade estimulada ou tolhida. Isso, depende de o educador transmitir a seus alunos confiança para que eles se expressem verdadeiramente e que as atividades aplicadas sejam de acordo com a idade e a maturidade deles. Esta concepção propicia ao educador:
Marque apenas uma alternativa CORRETA.
Uma prática com recursos variados: dos mais simples aos mais elaborados.
Utilizar a prática apenas do livro didático e lousa. Assim, as crianças terão uma aprendizagem significativa.
Aplicar o desenvolvimento da capacidade de raciocinar , não compreendendo o conhecimento.
Recursos estes que não levam a criança a resolver situações problemas.
Recursos diversificados: utilizando a complexidade de recursos nos anos finais do Ensino Fundamental.
Intervir pacientemente, ajudando o aluno derrotado a superar o sentimento de frustração.
Não ensinar o aluno a construir estratégias para os próximos jogos.
Dizer a seguinte frase: perder faz parte da vida.
Intervir bravamente, dizendo ao aluno que ele não participara dos próximos jogos.
Dizer ao aluno, que em todos os jogos ele deve ganhar.
Acredita-se que o educando possa ter sua capacidade estimulada ou tolhida. Isso, depende de o educador transmitir a seus alunos confiança para que eles se expressem verdadeiramente e que as atividades aplicadas sejam de acordo com a idade e a maturidade deles. Esta concepção propicia ao educador:
Marque apenas uma alternativa CORRETA.
Uma prática com recursos variados: dos mais simples aos mais elaborados.
Utilizar a prática apenas do livro didático e lousa. Assim, as crianças terão uma aprendizagem significativa.
Aplicar o desenvolvimento da capacidade de raciocinar , não compreendendo o conhecimento.
Recursos estes que não levam a criança a resolver situações problemas.
Recursos diversificados: utilizando a complexidade de recursos nos anos finais do Ensino Fundamental.
Uma prática com recursos variados: dos mais simples aos mais elaborados.
Utilizar a prática apenas do livro didático e lousa. Assim, as crianças terão uma aprendizagem significativa.
Aplicar o desenvolvimento da capacidade de raciocinar , não compreendendo o conhecimento.
Recursos estes que não levam a criança a resolver situações problemas.
Recursos diversificados: utilizando a complexidade de recursos nos anos finais do Ensino Fundamental.